Vivemos em uma época privilegiada na história do homem; o avanço da ciência e da tecnologia lhe permite opções sobre sua própria vida. A ética e o julgamento de valor voltam a ser preocupação cotidianas. É neste contexto que o Colégio Opção atua.
A ciência e a tecnologia permitem aos homens de todo o mundo comunicarem-se, trocarem idéias, partilharem experiências, sendo para isso necessário que se façam “escolhas”.
A capacidade de fazer opção por “atitudes éticas”, nesta troca, é o compromisso do trabalho de nossa escola.
Nossa tarefa é de possibilitar a formação de um cidadão questionador das concepções de mundo, de homem, da história, do nosso trabalho. Cabe ao professor acompanhar e participar das mudanças, relacionar a cultura e a linguagem, fazendo uma análise lúcida das várias dimensões do real, decidindo e agindo para propiciar ao aluno condições de ser um homem atuante no seu contexto social, com o propósito de modificá-lo no que julgar necessário, assumindo e honrando compromissos.
O trabalho do professor, no cotidiano da sala de aula, fazendo a mediação entre a prática social global e a experiência social do aluno é a atividade intencional da prática pedagógica.
Dessa forma é indispensável um olhar mais crítico e profundo sobre a atualidade, pois presenciamos as rápidas transformações sociais, tecnológicas, globalizadas e ao mesmo tempo convivemos com a miséria, injustiça social e uma educação excludente.
Nesse panorama torna-se imperativo levar em consideração a realidade paranaense, em particular do município de São José dos Pinhais, que na última década participou ativamente desse processo globalizado.
Diante dessa realidade, faz-se necessário um olhar diferenciado para o ensino, em todas as modalidades mas, em especial, sobre o Ensino Médio, quando o educando atinge a maturidade necessária à compreensão do seu papel na sociedade.